Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

ARTIGOS

Missionários e Missionárias

CURSOS PREPARAM MISSIONÁRIOS E MISSIONÁRIAS PARA PARTIR

18/08/2016

Missão é abrir-se aos outros como irmãos, descobri-los e encontrá-los.
E, se para descobri-los e amá-los, é preciso atravessar os mares
e voar lá nos céus, então missão é partir até os confins do mundo.

Dispostos a viver na prática a experiência narrada por dom Helder Câmara, 35 missionários e missionárias participam dos cursos Ad Gentes Formissio, no Centro Cultural Missionário – CCM, em Brasília. Os encontros, que iniciaram em 31 de julho, acontecem simultaneamente e se estendem até o dia 27 deste mês.

Entre os participantes estão leigos, religiosas, diáconos e sacerdotes, vindos de dez estados do Brasil para se qualificar e capacitar para a missão em diversas partes do mundo. Amazônia, Angola, Camarões, Chade, Estados Unidos, Guiné Bissau, Haiti, Portugal e Moçambique acolherão nos próximos meses estes missionários.

Os cursos trabalham a formação humana, espiritual, intelectual e prática do missionário. O estudo é desenvolvido através de oito dimensões fundamentais da experiência missionária: humano-afetiva, bíblica, histórica, sócio-ambiental, cultural e intercultural, religiosa e inter-religiosa, teológica e espiritual.

Segundo o padre Estêvão Raschietti, missiólogo e secretário executivo do CCM, a iniciativa tem como objetivo “qualificar e capacitar nas dimensões humana, espiritual, intelectual e prática presbíteros, religiosos, religiosas, leigos e leigas, que são enviados a países e situações missionárias além-fronteiras, ou em regiões tipicamente missionárias no Brasil, particularmente a Amazônia”.

Nesse sentido, os dois cursos visam proporcionar, através do estudo, da reflexão e do debate, momentos de discernimento participativo, de revigoramento espiritual e de atualização sobre os caminhos da Igreja missionária.

A missão na África

“A vocação religiosa foi a forma que eu encontrei de ser livre para a missão”, afirma a religiosa da Congregação das Missionárias de Nossa Senhora das Dores, Janaína Félix Ribeiro. Irmã Janaína reside atualmente no Rio de Janeiro e se prepara para morar em Camarões, na costa oeste da África.

A missionária relata que antes de ser irmã, o fato de ser batizada já lhe compromete na missão. “Desde a minha infância e adolescência, na experiência familiar, a missão sempre foi algo presente. Minha mãe é muito missionária”, conta Janaína. Para ela, esta escolha nasceu do desejo de doar aos outros aquilo que Deus lhe deu. “Toda a minha história, todas as oportunidades e dons que tenho. Me sinto no dever de partilhar com os irmãos”, ressalta.

Segundo Janaína, o curso Ad Gentes ajuda a reforçar ainda mais as motivações que tem. “Me ajuda a tomar consciência daquilo que sou e daquilo que posso dar na minha simplicidade”, conclui.

Perto de Janaína estarão Leandro e Pérola Morilha. Ele com 29 e ela 28 anos, os dois são casados há 11 meses e partirão para a Guiné Bissau. Engenheiro ambiental e advogada, o casal vê a missão como, primeiramente, uma busca pessoal por Deus. “Acreditamos que onde Deus nos envia, também nos espera. Cabe a nós encontrá-lo e servi-lo nas pessoas, fazendo crescer a nossa espiritualidade. Desde que casamos estávamos em oração para compreender o que Ele quer da gente nessa nova etapa da vida”, afirmam. Para eles, a experiência deste tempo de formação no CCM é enriquecedora e um verdadeiro aprendizado de relacionamentos. “Além da formação teórica, nos relacionamos com pessoas que têm culturas e experiências diferentes e isso nos acrescenta muito”, finaliza o casal.

Victória Holzbach
Arquidiocese de Passo Fundo – Rio Grande do Sul

Missionária em Moma, Moçambiquehttp://www.ccm.org.br/cursos-preparam-missionarios-e-missionarias-para-partir/Missionários e missionárias






Ler todas
» Retorno ao Evangelho
» Missionários e Missionárias
» DIA NACIONAL DA VIDA CONSAGRADA
» Papa aos Jovens na Vigília JMJ 2016
» Você tem uma vocação
» 53° Dia Mundial de Oração pelas Vocações
» DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES
» Homilia no Domingo de Ramos da Paixão do Senhor C 2016