Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

ARTIGOS

Louvor a Deus no tempo

LOUVOR A DEUS NO TEMPO

 

O tempo, conforme foi dito no texto anterior, é o lugar da revelação de Deus. E por que não dizer que é também o lugar do louvor a Deus? Pois é no tempo que se manifestam todos os nossos gestos e ações de reconhecimento do amor, da bondade e da compaixão de nosso Deus para conosco. É ainda no tempo, que o Pai é glorificado de todos os modos e maneiras. 

O ser humano, obra de sua criação, bem como a natureza e todo o cosmos, eleva para Ele, do nascer ao pôr do sol, um louvor puro e sincero. E em todo o tempo, o próprio Espírito suscita em vários lugares da terra, um louvor verdadeiro e agradável ao Deus Eterno, Senhor do tempo.

Sendo, portanto, o tempo imensurável e infinito, como Deus o é, torna-se o melhor lugar de concretização das realidades divinas. E, sem dúvida, quanto mais conseguirmos fazer uso do tempo para elevar nosso pensamento e nosso coração ao Senhor, em um louvor sincero, mais santificaremos o tempo.

E quanto mais invocamos a presença, o amor, a compaixão e a ação divina neste tempo, mais preencheremos o tempo da presença digna de toda a reverência, de toda a gratidão e de uma ação de graças selada desde toda a eternidade, pelos santos que habitaram, que habitam e que habitarão a terra.

 

Reverência ao tempo

Silenciosamente, reverencio o tempo; em silêncio? Sim, porque ele, por si só, evoca silêncio, concentração e atenção... evoca também despojamento, para que assim possamos melhor ouvi-lo, melhor compreendê-lo. O tempo é digno de nosso  respeito, para que assim, seja possível caminharmos de mãos dadas com ele, no  caminho pelo qual estaremos em paz.

Quando nossos passos se apressam, ficamos ofegantes e nos cansamos rapidamente. Enquanto o tempo caminha sereno e no próprio ritmo, sempre.

O tempo não se apressa e por isso não se cansa. Sendo assim, não há nele, a necessidade de parar. E prossegue decididamente seu caminho, sendo acompanhado por aqueles que se decidem por segui-lo, pacientemente, no seu ritmo. Aprendamos, portanto, com o tempo, certos, de que sem dúvidas é nele que Deus se revela.

 

Quando Deus se revela no tempo

  O tempo é sempre habitado por Deus e é também o lugar da revelação desse Deus.

Quando nos colocamos no tempo como proprietários ou tentando, inutilmente, ser donos dele, ficamos inquietos e insatisfeitos. Consequentemente, os projetos estacionam, os sonhos perecem, a vida não tem sentido. Quando, pelo contrário, nos propomos a contemplar a ação de Deus nesse tempo, tudo se acalma e se torna sereno, porque, Deus, que habita o tempo, é amor e é paz. 

Assim, o tempo habitado por Deus é santificado, é honrado. Nele, Deus é glorificado e nós, seres humanos, juntamente com toda a natureza e com todo o cosmos, somos transformados. Isso é contemplação.

 

Irmã Mirian Maria, RIC.






Ler todas
» Retorno ao Evangelho
» Missionários e Missionárias
» DIA NACIONAL DA VIDA CONSAGRADA
» Papa aos Jovens na Vigília JMJ 2016
» Você tem uma vocação
» 53° Dia Mundial de Oração pelas Vocações
» DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES
» Homilia no Domingo de Ramos da Paixão do Senhor C 2016