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ARTIGOS

Reflexão - QUINTO DOMINGO DE QUARESMA (06.04.14)

 Jo 11, 1-45

 

“Eu sou a Ressurreição e a Vida”

 

            Para entender melhor este texto, temos que situá-lo no seu contexto dentro do Quarto Evangelho, o do Discípulo Amado.  Cumpre lembrar a divisão literária e teológica deste Evangelho. Nele os primeiros onze capítulos formam o que  é normalmente entitulado “O Livros dos Sinais” ou seja, relatam sete sinais (tradução melhor do que “milagres”) operados por Jesus.  Um sinal aponta para algo mais além, e os sinais relatados por João apontam para uma realidade mais profunda – eles revelam algo mais profundo sobre a pessoa e missão de Jesus. São: a mudança de água em vinho em Caná (2, 1-11), a cura do filho dum funcionário real (4, 46-54), a cura do paralítico em Betesda (5, 1-18), a partilha de pães (6, 1-15), caminhar sobre as àguas (6, 16-21), a cura do cego de nascença (9, 1-41), e o sinal culminante, a Ressurreição de Lázaro (11, 1-45), o texto de hoje.  Como bloco, formam o Livro dos Sinais, preparação para Capítulos 13-20, O Livro da Glorificação.

Portanto devemos sempre ter presente que o relato de um sinal sempre quer revelar algo sobre Jesus, algo que vai além daquilo que é imediatamente óbvio.  Diferente dos milagres em Marcos, onde não se faz milagre a não ser que já se tem fé em Jesus, os sinais em João revelam uma verdade sobre Jesus e leva as pessoas a aprofundar a sua fé nele.  Assim, no texto de hoje não devemos centralizar-nos sobre a pessoa de Lázaro, ou sobre os pormenores da história, mas descobrir o que João quer dizer sobre a pessoa de Jesus e a sua missão, através do texto.

Talvez possamos dizer que o centro do relato se encontra nos versículos 21-27.  Partindo da fé na ressurreição dos mortos, já corrente desde o tempo dos Macabeus entre as camadas populares do judaísmo, mas rejeitada pela classe dominante dos saduceus, João tece um diálogo entre Jesus e Marta, que culmina com a declaração que a Ressurreição e a vida acontecem através da fé nele, o Enviado de Deus, que veio para que todos tivessem plena vida, dando a sua vida para que isso acontecesse (cf Jo 10, 10-11).  Vale a pena notar que, no Evangelho de João, a primeira pessoa a professar fé no messianismo divino de Jesus é uma mulher, Marta.  Nos Sinóticos, isso cabe a Pedro (Mc 8, 29).  Como a cegueira do cego de nascença servia para que a glória de Deus fosse revelada através da sua cura, revelando Jesus como Luz do mundo (Jo 9, 3-5),  a morte de Lázaro serve para revelar Jesus como  Ressurreição e Vida ( 11, 25-27).

Mas Jesus traz esta Vida para todos, através da entrega da sua própria vida.  Pois o relato de João enfatiza que ele dará a sua vida para que todos tenham a vida eterna, colocando na boca do Sumo Sacerdote a frase famosa “É melhor um homem morrer pelo povo do que a nação toda perecer” (11, 50).  A libertação total que Jesus trouxe não acontece sem que ele se esbarre contra os interesses dos poderosos da sociedade que procurarão conter esta libertação, matando-o. É a maneira joanina de dizer a verdade que Marcos sublinha quando ele faz Jesus dizer “se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga me”(Mc 8, 34).  A verdadeira vida exige luta contra tudo que é de morte, de dominação, de exploração, de exclusão.

Vale notar que, no fim da história, Lázaro é desatado dos panos e sudário – pois ele vai precisá-los de novo, passando pela morte!  A Ressurreição de Jesus, que logo celebraremos, é diferente.  Cap. 20 de João faz questão de mencionar que, quando os discípulos entram no túmulo vazio, eles vêem o sudário e os panos no chão – pois Jesus não foi simplesmente ressuscitado, voltando à vida anterior, mas passou pela ressurreição, para a vida definitiva!  O que aconteceu com Lázaro simplesmente prefigura o que aconteceria com Jesus de uma maneira mais definitiva, e, por conseguinte, a todos nós. Que a nossa fé naquele que é “a Ressurreição e a Vida”, que veio “para que todos tenham vida e a vida plena” nos leve, não à religião intimista e individualista, mas a um engajamento na construção do mundo que Deus quer, o mundo da verdadeira “Shalôm” – um conceito que vai muito além do sentido do termo Português “paz”, para indicar a plenitude do bem-estar, tudo que Deus deseja para todos os seus filhos e filhas, incluindo um profundo respeito para todos os seres humanos, como nos lembra a Campanha da Fraternidade deste ano.

 

 

DOMINGO DE RAMOS (13.04.14)

Mt 21, 1-12; Mt 26,14 – 27,66

Bendito aquele que vem em nome do Senhor!

 

Neste primeiro dia da Semana Santa, na tradição católica no Brasil com certeza não há comunidade que não celebra, com muito entusiasmo, a comemoração da entrada de Jesus em Jerusalém.  Organizam-se procissões e encenações, e quase todos fazem questão de levar alguns ramos bentos para a casa.

            Porém é muito importante resgatar o verdadeiro sentido da entrada de Jesus em Jerusalém, para que possamos celebrar a festa com mais profundidade.  O próprio Evangelho de Mateus nos dá uma dica, quando em v. 5 cita o profeta Zacarias.  Pois Jesus, escolhendo entrar na capital desta maneira, estava fazendo uma releitura de Zacarias 9, 9-10.  O profeta (conhecido como Segundo Zacarias, pois capítulos 9-14 do livro são pós-exílicos) vivia em uma situação de grande opressão e pobreza, quando Palestina e o seu povo eram dominados pelo Impérialismo Grego, ou helenista, depois de Alexandre Magno.  O profeta procura animar o seu povo oprimido e manter viva a chama de resistência através da esperança na chegada de um Messias, que teria três grandes características: seria rei (9, 9-10), bom pastor (11,4-17) e “transpassado”(12, 9-14).  Portanto, quando Jesus e os seus discípulos fizeram a sua entrada em Jerusalém, era uma maneira forte de proclamar a chegada do Messias, do Rei esperado pelos pobres de Javé.

            Mas o rei proclamado por Zacarias e concretizado em Jesus era bem diferente dos reis dos países de então.  Enquanto estes faziam questão de apresentar-se publicamente com toda a pompa, montados sobre cavalos imponentes, o rei previsto por Zacarias iria entrar em Jerusalém montando um jumento – o animal do pequeno agricultor.  Pois o seu reino seria, não de dominação, opulência e opressão, mas de paz, de justiça e de solidariedade: “Dance de alegria, cidade de Sião; grite de alegria, cidade de Jerusalém, pois agora o seu rei está chegando, justo e vitorioso.  Ele é pobre, vem montado num jumento, num jumentinho, filho duma jumenta. Ele destruirá os carros de guerra de Efraim e os cavalos de Jerusalém; quebrará o arco de guerra.  Anunciará a paz a todas as nações, e o seu domínio irá de mar a mar” (Zc 9,9).

            Devia ter acontecido mais cedo neste dia uma entrada triunfal e pomosa em Jerusalém pela Porta Ocidental – achegada de Pilatos acompanhado por um coorte d elegionários romanos, com bandas, armas brilhantes, lanças e espada e provavlemente com o Governador montado num c




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