Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

ARTIGOS

A Vida Consagrada feminina

Naquele momento, Francisco fez um ‘ode’ à presença das mulheres na Igreja ao dizer que a mulher consagrada transparece Maria, a Mãe da Igreja. “A vida consagrada é representada por 80% da presença feminina na Igreja. A mulher consagrada é o rosto de Maria e da Mãe Igreja. Ela oferece um acompanhamento terno e materno sobretudo aos enfermos e mais necessitados da nossa sociedade. O papel da mulher na Igreja representa a profunda expressão do gênio feminino!”

A relação entre Religiosos e Diocesanos

            “Como os sacerdotes, as religiosas, os movimentos eclesiais podem caminhar juntos em uma realidade diocesana?” Esta foi a pergunta dirigida ao Papa por um capelão do Instituto de Menores de  Casal del Marmo, periferia de Roma. Francisco replicou que “não deve haver concorrência entre paróquias,  entre Congregações. Na diocese deve reinar a harmonia e o diálogo, que somente o Pastor local pode proporcionar”.

            Sobre a formação para a Vida Consagrada  o Papa frisou que todo formando precisa ter um diretor espiritual, e que esta direção não deve  ser feita apenas por sacerdotes. Segundo ele, esse serviço à Igreja pode ser prestado por leigos, formados, claro, ponderados e equilibrados.

 

            Sem rigidez, sem disciplina severa

O Papa exortou ainda aos consagrados a favorecerem  a dimensão alegre e festiva da vida consagrada evitando rigidez e disciplina severa para que não falte jamais a alegria de servir ao Senhor. “Não se deve ser rígidos, com disciplina severa, mas em um coração jamais deve faltar a alegria de servir ao Senhor”, ponderou.

Fonte: Rádio Vaticano -  Rosinha Martins






Ler todas
» Retorno ao Evangelho
» Missionários e Missionárias
» DIA NACIONAL DA VIDA CONSAGRADA
» Papa aos Jovens na Vigília JMJ 2016
» Você tem uma vocação
» 53° Dia Mundial de Oração pelas Vocações
» DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES
» Homilia no Domingo de Ramos da Paixão do Senhor C 2016