Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

NOTÍCIAS

190 anos

190 anos pngTudo é graça! Tudo é dom!

190 anos de existência do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã.

 

Gratidão é o canto do nosso coração! Assim como Deus fez grandes coisas na vida de Maria, hoje celebrando sua anunciação, contemplamos também seus feitos em Me. Agathe Verhelle, nossa fundadora. Desta forma, neste dia 25 de março, nossos corações rejubilam-se com 190 anos de história, tecida e selada por amor e no amor de um Deus que toca e inspira  essa mulher de fé e de coragem que deixando-se interpelar  e agraciar pela ação divina, permite que a aliança desse mesmo Deus realize-se por meio do carisma “Sacrificar-nos e consagrar-nos inteiramente à juventude” .   Essa é a graça que recebemos desde a origem e, a nossa única finalidade, é o mais sincero desejo de nossos corações. Assim, encontram-se nossos corações ardendo de zelo, gratidão, entusiasmo, vibração, encantamento, ardor missionário e um amor apaixonado pelo carisma/missão. Esse é o caminho de glorificação do Pai que se dá no seguimento a Jesus de Nazaré e ao seu Projeto de Reino.

Enquanto caminho para Deus, o nosso carisma agatheano constitui-se como mística e acontece na história como vida no espírito – espiritualidade. Essa dinâmica espiritual é o horizonte da ação agatheana.  Essa permite aos jovens alargar os horizontes, superando o imediatismo, hedonismo, egocentrismo, relativismo comuns na cultura pós moderna. E, com isso, prevenir a crise de sentido com a qual muitos estão imersos.

Assim, nós Religiosas da Instrução Cristã, somos movidas pelo Espírito a propor um projeto para os jovens que contemple a vida em seu sentido mais libertador e pleno, atualizando e revitalizando o carisma institucional. Entendendo que sacrifício é palavra de origem latina, formada por um adjetivo – sacrum - e um verbo-facere, significando fazer, tornar algo sagrado. Assim, pela oferta e  pela entrega sacrifical, nós tornamos sagrados nossos jovens,  destinatários primeiros de nossa consagração e missão.

Portanto, nesses 190 anos de fundação, somos impulsionadas por Deus a nos colocarmos na abertura generosa para reavivar o nosso carisma que vem atender as urgências e prioridades dos novos tempos, nos quais estão inseridas as juventudes, porção querida e preferida do Mestre Jesus, a quem nós, Religiosas da Instrução Cristã, consagramo-nos e nos sacrificamos.

Juntas, em comunhão com a Trindade e revestidas pela graça dinamizadora do Espírito, tornando vida em nossas vidas, o que Deus nos apela, enquanto discípulas missionárias, seguidoras do Mestre de Jesus de Nazaré, convidamos a todos e todas, a elevarmos a Deus uma prece de gratidão e louvor pelos 190 anos  dos grandes feitos que Ele realizou em nós,  entre nós e por meio de nós.

Graças é o canto do nosso coração!

 

Religiosas da Instrução Cristã

Província Sul






Ler todas
» Acolhida da superiora geral
» Capítulo Geral - Bélgica
» Missão Semana Santa
» Estar atentos à voz de Deus e ser suas testemunhas
» Acolhida às Formandas
» Encerramento do Ano da Vida Consagrada
» Misericordiae Vultus
» Convivência Vocacional‏